sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

CARGOS (Ipôs) e OYÊS da Nação ketu e Subdivisões Nagôs!



Os cargos de cada ilê se diferenciam por suas raizes e nação, e ficando a critério do babalorisa do ilê a nomeação de cada cargo, dependendo da responsabilidade de cada filho da casa. Exitem casas que no entanto não se cultiva muitos cargos devido a falta dos yawos ou ekedis e ogans e etc... Não sendo os mesmos responsaveis, segundo o babalorisa da casa ; ficando assim a casa sem tal cultura e fundamentos.
Dentro de nossos principios e de nossa cultura deveriamos e vamos nos esforçar para apresentar se,mpre um candomblé de raíz, no qual devemos nos esforçar para não se perderem nossas tradiçoes mais antigas.
Ipôs e Oyês da Nação Ketu e Subdivisões Nagôs:
OGÃN : protetores civis do terreiro antigamente, hoje passa a exercer funções religiosas também. Entre os Ogans destacamos certas funções importantes e de mando dentro do terreiro, juntos com os sacerdotes (as) eles administram os terreiros.
ALAGBE: Chefe da comunidade (morada), o Onilu é o escolhido para tocar o atabaque denominado Run, possui seu Otun Alagbe e seu Osí alagbe que tocam os outros atabaques e cantam os candomblés.
PEJIGAN: Zeladores do Peji e responsáveis pelo ilê òrìsà. Posto da etni, KETU e não JEJE como se equivocam alguns desinformados.
ASOGUN: Sacrifica os animais de quatro pés (Eranko) a priori, e os outros também quando não há na casa seu Otun e seu Osí responsáveis para isso. Posto proveniente do culto de Ogún na África e sua comunidade, portanto não é de bom senso haver Asoguns de outros òrìsà e sim somente filho de Ogún é fato a condição de supremacia que esse Orixá possui sobre os Obés sendo ele mesmo Olobé, ou seja, o dono da faca e louvado antes de qualquer sacrifício para quem procede corretamente.
OLOBÉ: Que vem a ser um epíteto de Esu é comum chamar Adébo a esse oyê, possui as mesmas determinações se for feito os atos referentes a Esu dessa condição sacerdotal.
SARAPÉGBE: Era quem transmitia as decisões da comunidade, comunicando entre os terreiros, as festas e obrigações que seriam realizadas. Fazia os convites. Sara= o que corre, pé= e comunica, egbe = as coisas da comunidade, geralmente esse posto era dado aos filhos de Ogún. Hoje esta esquecida, sobretudo nas grandes cidades.
APEJÁ: Esquecido no Brasil por não haver sacrifícios de cães selvagens como na África.
ELEMASÔ : Oyê referente à casa de Osalá, é um titulo do próprio Osalá como conta seu mito, há oyê no culto para situações que envolvem seu culto como o de BABA MI ORO, faz-se necessário que o titulares sejam de Osalá.
Suas atuações não se limitam apenas a cerimônia do pilão como muita gente pensa.
AKIRIJEBÓ: Pessoas que freqüentam varias casas e não se fixam em nenhuma antigamente eram chamadas de akirijebó, também é um oye da maior importância relacionado a entregas de ebós em locais determinados.
EPÊRIN: Posto dado aos filhos do orisa Osòósí, (determinado Osòósí) e refere-se ao seu culto especifico nas casas antigas de candomblé.
OJÚ OBÁ: Posto dado às pessoas de Sàngó, seu representante maior foi nosso saudoso Pierre Fatumbi Verger que tinha esse Oye no Àsè do Opo Afonjá. Ë necessário que a casa pertença a Sàngó até mesmo para formar os outros Oye referentes à situação da casa, como mogba, maye, etc.
OJÚ ILÊ: O grande anfitrião da religião, sobretudo nas festas onde ficam encarregados de receber os visitantes e acomoda-los, quando se faz necessário ele ajuda em tudo dentro da casa na ausência dos outros Oye.
IYÁ EFUN ou BABA EFUN: são os responsáveis, pela pintura dos yawôs.
EKEDJI: Nada mais é que um numeral e significa, portanto segundo, ela auxilia a todos e na ausência das outras AJOIYÊS ela assume, algumas se destacam e são chamadas carinhosamente de mães, não só pelo filho do orisa, que a suspendeu como por toda a comunidade. As Ekedjis podem ser: IYALASÔ: Cuida das roupas... IYALÊ: Mãe da casa, auxiliar direta da Iyalorisa. Ekedi é o Ipô (cargo), depois vem o Oyê específico as condições de cada uma.
IYÁ EGBÈ- é a conselheira a primeira pessoa do asé, responsavel pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.
IYÁ LAXÉ- Mãe do axé a que escolhe os Oloyês de acordo com as determinações superiores.
IYÁ KEKERE- Mãe pequena do ilê ,,e esta pronta para ajudar e ensinar a todos do ilê.
OJUGBONÃ - É a mãe criadeira.
IYÁ DAGAN- Auxilia a iyamoro e vice-versa.
IYÁ BASSÉ- Responsavel pelo preparo dos alimentos, todos podem ajuda-la mas ela é a responsavel por qualquer falha no manj,ar dos Orisas.
IYÁ ROBÁ- Responsável pela esteira do iniciado e carrega a toalha do orisa para sua acessoria.
IYABA EWE- Responsavel por determinados atos em obrigações de uso de ewe.
OLOGUN- Cargo masculino que despacha os ebós das grandes obrigações.De preferência para filhos de Ogum.
OLOYA- Cargo feminino que despacha os ebós das grandes obrigações. São filhas de Oyá.
OYÊ- Ajudante do yawô, verificando todas os obrigações de ronkó.
IYÁ TOJUOMÓ- Responsável pelas crianças da casa.
BABA LOSSAYN- Responsável pelos fundamentos dos banhos e de tudo que leva folhas ou ervas e cargo de intensa responsabilidade. São filhos de Ossayn.
ALABAWY-Que trabalha na area juridica e cuida dos interesses civís do ilê.
ABIÃ- Em yorubá significa "aquele que vai nascer". Aspirante que ainda não passou pelo processo de iniciação.
IAWÔ - Iniciado. Termo que designa o noviço após a fase de reclusão iniciatória.
EBOMI - Título dado ao Iaô após sete anos de iniciação.
BABALAÔ - "Pai do Segredo". Sacerdote responsável pelos processos divinatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário