quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Yemaya



Na África, o orixá que reina nos oceanos é Olokun e, segundo consta, é o pai de Yemanjá. Ela, por sua vez, fixou seu reinado nos lagos (de água doce e salgada), enseadas, quebra-mares e na junção entre rios e mares. YEMANJÁ (Ye + omo + eja = mãe dos filhos peixes), ou, Yèyé omo ejá (Mãe cujos filhos são peixes). O cristal representa seu poder criador e sua interioridade (filhos contidos em si mesma). Representa a gestação e a procriação. Em alguns mitos considera-se mulher de Òrányàn (descendente de Oduá e fundador de Oyó) de quem ela concebeu Shango (Ancestral divino da dinastia dos Àlàfin de Òyó). No Brasil é a deusa do mar, da água salgada, enquanto na Nigéria, a deusa de um rio, e Orixá dos Egbá, onde existe o rio Yemoja.

 

Também a deusa do encontro das águas do rio e do mar. A mais antiga é Iyá Sagba, que quer dizer, A Mãe que passeia sobre as ondas.

Yemanjá Illa Moalle (mãe do mundo) quem não ouviu mencionar o nome de Yemanjá. Ela é a maior divindade do panteão Yorubá e de ela nascem todas as coisas desta terra e nasce a vida. Em seu caminho de Yembó e de Odduá nascem todos os Orichas, e aí Yemanjá é tão velha como Obatalá e deste casamento nasceram os demais Orichas. Em esta religião há só dois Oni (absoluto): os únicos que nascem primeiro são Elegwuá e Obatalá.

 

Me refiro a que quando se vai coroar um santo se existe uma Yemanjá está será sempre a primeira a entrar no quarto, independente de haver outros santos aí. 

É mais grande que Oyá, mesmo sendo o vento, Oyá nasce do mar. Yemanjá é rainha Ocuni, rainha absoluta de esta religião. Quando ela fala é com estivesse falando Obatalá.

 

Dia da semana …………..SábadoCores…………………….Cristal, azul claro,Branco  e azul Símbolos…………………Leque (abebé) com sereia, conchaAnimais………………….Peixes

Comida…………………. Peixe, camarão, arroz e mamão

Bebida……………………Champanhe

Presentes predilectos………………Flores, perfume, colar, espelho, pente e suas comidas e bebidas.


Pataki

(1) 

Quando Obatalá e Odduá se casaram, tiveram dois filhos: Yemanjá (o mar) e Agallú (a terra). Os irmãos se casaram e tiveram um filho, orungã (o ar). Quando cresceu, Orungã se apaixonou pela mãe. Um dia, aproveitando a ausência do pai, tentou violentá-la. Iemanjá conseguiu escapar e fugiu pelos campos, quando Orungã já a alcançava, ela caiu ao chão e morreu. Então seu corpo começou a crescer até que seus seios se romperam e deles saíram dois grandes rios, que formaram os mares; e do ventre saíram os Orixás que governam as 16 direcções do mundo: Exú, Ogun, Xangô, Iansã, Ossain, Oxossi, Obá, Ochum, Dadá, Olocum, Oloxá, Okô, Okê, Ajê xalugá, Orum e Oxu.


(2) 

Iemanjá teve muitos problemas com os filhos. Ossain, o mago, saiu de casa muito jovem e foi viver na mata virgem estudando as plantas contra os conselhos da mãe, Oxossi bebeu uma poção dada por Ossain e, enfeitiçado, foi viver com ele no mato, passado o efeito da poção, ele voltou para casa mas Yemanjá, irritada, expulsou-o. Então Ogun a censurou por tratar mal o irmão, desesperada por estar em conflito com os três filhos, Yemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar.


(3) 

Yemanjá foi casada com Okere. Como o marido a maltratava, ela resolveu fugir para a casa do pai Olokum. Okere mandou um exército atrás dela mas, quando estava sendo alcançada, Yemanjá se transformou num rio para correr mais depressa. Mais adiante, Okere a alcançou e pediu que voltasse; como Iemanjá não atendeu, ele se transformou numa montanha, barrando sua passagem. Então Yemanjá pediu ajuda a Xangô; o Orixá do fogo juntou muitas nuvens e, com um raio, provocou uma grande chuva, que encheu o rio; com outro raio, partiu a montanha em duas e Yemanjá pôde correr para o mar.

Na África, o orixá que reina nos oceanos é Olokun e, segundo consta, é o pai de Yemanjá. Ela, por sua vez, fixou seu reinado nos lagos (de água doce e salgada), enseadas, quebra-mares e na junção entre rios e mares (pororoca).

 

YEMANJÁ:Ye + omo + eja = mãe dos filhos peixes, ou, Yèyé omo ejá (Mãe cujos filhos são peixes).O cristal representa seu poder genitor e sua interioridade (filhos contidos em si mesma). Representa a gestação e a procriação. Em alguns mitos considera-se mulher de Òrányàn (descendente de Oduá e fundador de Oyó) de quem ela concebeu Sàngó (Ancestre dicino da dinastia dos Àlàfin de Òyó).

A mãe dos Orixás, esposa de Òrìnsànlá. No Brasil é a deusa do mar, da água salgada, enquanto na Nigéria, a deusa de um rio, e Orixá dos Egbá, onde existe o rio Yemoja. Também a deusa do encontro das águas do rio e do mar. A mais antiga é Iyá Sagba, que quer dizer, A Mãe que passeia sobre as ondas.

 

Segundo algumas fontes; Orixá dos rios e correntes, especialmente do Rio Ogun, na África seria folha de Obatalá e Oduduwá, casada com Oranyian, fundador mítico de Oyó, teria sido esposa de Aganjú, e com ele teve um filho Orùngan, que a violou e dela são descendentes outros quinze Orixás: Dadá, Sangó, Ògún, Olokun, Olosá, Oyá, Òsun , Obá, Oko, Oke, Saponan; Òrun (sol) e Osupá (lua); Ososo e Aje Saluga (Orixá da riqueza). Seus diversos nomes são relativos aos diferentes lugares profundos (ibù) do rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário